sábado, 10 de setembro de 2011

História da Maquiagem



A maquiagem é um adereço indispensável para muitas mulheres, muito utilizada para toda ocasião, como festas, cerimônias e também para trabalhar. Muitos cosméticos, além da função estética, possuem outras funções, como proteger, hidratar e até mesmo nutrir a pele, pois muitas têm em suas composições minerais vitaminas, hidratantes e filtro solar.
Essa popularidade não é de hoje, vem do Egito Antigo, época dos faraós, quando a maquiagem era utilizada principalmente por estética. Os olhos maquiados eram muito valorizados, pois dessa forma, não se olhava direto para o deus sol. Cleópatra, símbolo de beleza da época, lançou moda com seus banhos de leite e tratamentos com argila. A pele branca era o ideal de toda mulher, então ela utilizava uma tintura azul no colo e rosto, dando aspecto translúcido.
A necessidade da beleza fez com que os gregos e romanos também fizessem o uso de artifícios para se sentirem mais belos. Com a queda do Império Romano a maquiagem perdeu sua força, pois era relacionada com o seu comportamento. No século XVIII foi até mesmo associada à bruxaria, numa tentativa de acabar com o costume na Inglaterra. Chegou a ser também relacionada a prostitutas e atrizes.
No século XX surge o batom, virando febre entre as mulheres nos anos 30. As mulheres começaram a sair para trabalhar e ficar mais independentes, desenvolvendo o gosto pela maquiagem. A moda agora era ditada pelas grandes atrizes de cinema, como Marylin Monroe.

Os produtos utilizados pelos povos antigos atravessaram os tempos dando origem aos nossos cosméticos de hoje, como o rímel, delineador, blush, batom, etc.




A moda permanece até hoje e a indústria da maquiagem cresce cada vez mais e com ela, as pesquisas, fazendo com que novos produtos cheguem ao mercado mais rapidamente.
As mulheres hoje não dispensam mais o uso da maquiagem, seja uma básica, seja produção mais elaborada, todas utilizam pelo menos um item de maquiagem.Gastam seu tempo e se dinheiro com esse item que já não é mais apenas estético, já se tornou um cuidado básico pessoal.
Mas esse não é mais um privilégio feminino, homens estão aderindo cada vez mais. A maioria opta por produtos básicos para disfarçar imperfeições ou tirar o brilho do rosto, como corretivos e pós. Na Europa já existe indústrias cosméticas específicas para homens, é um mercado que tende a crescer. É um sinal que a maquiagem, que é um item tão importante para mulheres de todas as idades, está prestes a dominar o mundo masculino também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário